terça-feira, 4 de agosto de 2009
Sala de aula construtivista...Professor construtivista
Ser construtivista é acreditar que o conhecimento não é transmitido de uma pessoa para outra, mas construído através da atuação do próprio indivíduo sobre o que deve ser conhecido. Essa atuação consiste em observar, explorar, pesquisar, comparar, relacionar, discriminar, levantar hipóteses, concluir, posicionar-se... Ser construtivista implica em considerar o que o aluno já vivenciou e já conhece sobre determinado conteúdo, estabelecendo metas que resultem em uma ampliação de seu conhecimento inicial.
O professor construtivista acredita no poder da informação como forma de ampliar o conhecimento do aluno. Ser construtivista é trabalhar sempre com desafios que permitam ao aluno ir além do que sabe, fazendo-o buscar soluções que superem sempre as já conhecidas. Ser construtivista é oferecer ao aluno oportunidades de respostas, caminhos e soluções variadas e criativas, estabelecendo entre eles a troca das muitas possibilidades do pensamento. A criança constrói o conhecimento a partir de suas descobertas, quando em contato com o mundo e com os objetos. Por isso o trabalho de educar não é transmitir conteúdos, mas a favorecer a atividade mental do aluno.
Por tudo isso, creio que a atividade realizada contemplou de todas as maneiras o significado de construtivismo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário