quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Os índios no Brasil



“O termo parente não significa que todos os índios sejam iguais e nem”.
semelhantes. Significa apenas que compartilham de alguns interesses
comuns, como os direitos coletivos, a história de colonização e a luta
pela autonomia sociocultural de seus povos diante da sociedade global.
Cada povo indígena constitui-se como uma sociedade única, na medida
em que se organiza a partir de uma cosmologia particular própria que
baseia e fundamenta toda a vida social, cultural, econômica e religiosa
do grupo. Deste modo, a principal marca do mundo indígena é a diversidade
de povos, culturas, civilizações, religiões, economias, enfim,
uma multiplicidade de formas de vida coletiva e individua.”(Gersen dos Santos Luciano)

No Brasil, como em outros países os índios são os reais herdeiros das terras as quais hoje tentam bravamente manter suas tradições e culturas perdidas ao longo do tempo.
Desde a época dos grandes desbravadores, como Pedro Álvares Cabral e Cristóvão Colombo, os índios já habitavam essas terras que supostamente “foram descobertas”.
Com o passar dos anos, os índios foram desaparecendo pelas doenças, guerras e a própria cultura tão diferente trazida pelo branco.
“Índios x povos indígenas. Índio sinônimo de natural do lugar nativo”. Devemos diferenciá-los. Índio não é igual a povo indígena. Assim como o povo chinês, o russo, o alemão, o japonês, o americano, o português,o francês, o africano, o italiano, o sueco, etc... São diferentes povos, com diferentes crenças, línguas e culturas diversas.
É função da escola promover o desenvolvimento de aprendizagens que propiciem e instigue a busca de conhecimentos sobre a diversidade étnico-culturais-indígena, rituais, danças, crenças, comidas e outras formas de culturas e tradições. Precisamos refletir sobre a cultura indígena valorizando-a pela sua contribuição na formação da identidade brasileira, numa construção crítico-social, eliminando preconceitos ainda condensados na nossa sociedade.
Infelizmente, tem escolas que só lembram dos índios no dia 19 de abril. “Me dói na alma” ao ver colegas que subjugam essa data em pintar as crianças, cantar musiquinhas ...e não abordam temas reais e atuais. Por isso achei fundamental a visita que minha escola fez em uma aldeia indígena, utilizando a vida de uma determinada tribo para comparar com a realidade dos alunos. O que serviu de comparação também para o estudo e pesquisa de outras tribos, sempre levando em conta o passado e o presente.
Precisamos educar para vida, com respeito aos povos e suas culturas e para isso é necessário que saibamos diferenciar índios de indígenas, ancestrais de ancestralidade... Nunca esquecendo o valor de cada um para a formação do todo.


Referência bibliográfica:

Gersen dos Santos Luciano O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos. Brasília, 2006.
Gersen dos Santos Luciano “Os Índios no Brasil: quem são e quantos são”, http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo6/etnico_raciais/os_indios_no_brasil.pdf (

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