quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Ainda sobre inclusão



A inclusão é um caminho sem volta, mas não sem dúvidas e desafios.
Inserir alunos com déficits de "toda a ordem" no ensino regular é garantir a todos uma educação como descreve a nossa Constituição.
Hoje a escola tem o compromisso de ensinar a todos que de forma histórica sempre foram deixados de lado. A inclusão da "diferença" requer uma análise crítica do nosso contexto econômico e político que a educação brasileira vivencia.
Assim sendo existem os EJAs, os que tem dificuldades de aprendizagem, os superdotados, os que estão em risco social e os "eficientes" que não aceitam a inclusão.
A inclusão escolar remete à escola uma estrutura a ser pensada, criada e repensada, pois ainda está arraigada no modelo empirista.
A inclusão é movimento internacional que defende uma sociedade justa e educacional para todos, privilegiados, marginalizados, crianças, jovens, adultos, idosos, deficientes ou não. Alguns componentes básicos para que a inclusão funcione:

rede de apoio;
família e escola;
escola-clínica-sociedade;
professores capacitados;
trabalho em equipe.
Uma nova educação é possível, como a “construção de tendas”, a “rede de interação”, enfim o ideal.

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