quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Atividade de recuperação parte 1

Comentário sobre os Blogs



O Portfólio de Aprendizagens é um instrumento pedagógico que permite uma avaliação do processo de aprendizagem. Nele estão contidos os registros e reflexões acerca da aprendizagem alcançada. Através dele socializamos aprendizagens, expomos nossas dúvidas, dificuldades e superações.
O Portfólio de Aprendizagem é um espaço único e individual que serve como uma espécie de “Raio X” das aprendizagens dos alunos.
O primeiro Portfólio que analisei foi o “Portfólio156857” de Catiane Vargas do Pólo de Três Cachoeiras. A primeira impressão foi muito agradável pois seu Blog está organizado e sem muita poluição visual ( principalmente sem excesso de gif’s). Avaliei principalmente as atividades realizadas ao longo desse ano, que somam onze ao todo. Percebi logo na primeira postagem desse ano que o marcador da interdisciplina estava com o nome da interdisciplina errada, ao invés de “Necessidades Especiais” constava “Educação Especial” e “Inclusão especial”, creio que seja necessário identificar com o nome correto da interdisciplina, para que as atividades não se percam. Percebi, também, que mesmo com os comentários, não havia reformulação da atividade. Ela poderia ter explorado melhor seu portfólio, um exemplo disso ocorreu no mês de abril onde havia cinco postagens, dessas quatro eram da mesma interdisciplina e dessas quatro, três eram sobre uma mesma atividade ( Estádios de Desenvolvimento da interdisciplina de Psicologia II). Algumas dessas postagens ela relacionou a teoria com a prática. Faltou em algumas postagens argumentos objetivos ou aprofundamento dos argumentos. Um exemplo foi a seguinte postagem: “Preconceito e Descriminação...
Em nossas instituições educacionais hoje, ainda encontramos muitos preconceitos de gênero, etnia, etc., como, por exemplo, quando as crianças colocam apelidos maliciosos uns nos outros, chamando alguém de negrinho, pretinho, gordinho, seco, bujãozinho, cabelo de Bombril, ou quando recusa sentar ao lado de alguém...
Para acabar ou minimizar esta discriminação e preconceitos, precisamos trabalhar com o intuito de conscientizar nossos educandos de que em nosso país existem distintas culturas, etnias, histórias que devem ser respeitadas por todos os indivíduos.
Deste modo, estaremos atenuando estes preconceitos e discriminações, modificando então as relações entre os sujeitos, tornando a escola um espaço sócio interativo, onde formaremos cidadãos respeitam as diferenças.”
Acredito que ela poderia exemplificar com exemplos de sua sala de aula, com ações de seu cotidiano.
O outro Blog escolhido para comentar foi o“recantodealvorada.blogspot.com”, da colega Izolete de Alvorada. Percebi que a colega realizou muitas postagens, com um aprofundamento teórico bem embasado, conseguiu realizar comparações com a sua prática, onde demonstrou que na maioria de seus textos havia evidências e argumentos. Um exemplo é a postagem:
“TROCA DE SABERES
Inspirada em Paulo Freire, “Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes!” na semana passada, em comemoração ao dia do trabalhados, eu e uma colega de 4ª série planejamos um momento bem especial para nós enquanto educadoras e também para nossos alunos e os pais destes .Além de trabalharmos algumas curiosidades e especificidade de algumas profissões em sala de aula com leituras, registros e pesquisas, convidamos os pais dos alunos para participar da nossa aula, cada um poderia expor sobre sua profissão, contando aos alunos experiências profissionais vividas por eles.Juntamos as duas turmas e fizemos a composição da mesa onde 2 mães sendo uma higienizadora do hospital de clinicas, outra mãe é funcionaria do sindicato dos funcionários da Caixa Federal e um pai é metalúrgico.Cada um dos pais colocou para nós professores e para os alunos suas experiências profissionais onde os alunos ouviram com muita atenção e interesse, fazendo questionamentos e se posicionando adequadamente diante dos palestrantes. No final das falas dos pais presentes eu fiz algumas colocações explicando o objetivo daquele nosso encontro, expliquei ao grupo todo que eu e minha colega só poderíamos falar por experiência própria da profissão de educadora, mas que decidimos saber mais, ouvir experiências de trabalho vivenciadas por outras pessoas e daí surgiu o convite aos pais, pois eles teriam outros saberes a acrescentar aos nosso saberes e assim nosso trabalho se tornou imensamente mais rico no sentido de vivencias e experiências, não ficando só em teorias e registros em cadernos.”
Ela evidencia a sua aprendizagem na prática, pois sabe que o conhecimento só é possível através de trocas entre aluno e professores, de acordo com os ensinamentos de psiclogia, onde ressaltava o construtivismo e questões epistemológicas, além de tudo ela agrega a sua prática a teoria de Paulo Freire.

Acredito que esse portfólio me fez refletir melhor sobre a importância de um blog bem elaborado. Falhei muito em meu blog.
Após realizar as visitas nos blogs , refletir sobre algumas questões e comparar com o meu, constatei que meu Blog defasado, pois não tinha noção real do que era um portfólio. Relatava algumas aprendizagens, mas não todas. Não reformulava as atividades mesmo com intervenção dos professores. Algumas postagens estavam sem argumentos e sem relação da teoria com a prática.
Essa reflexão foi de extrema importância, pois de agora em diante vou valorizar mais esse espaço de avaliação que nos permite ver o progresso acadêmico e intelectual, essa metamorfose que estamos vivendo.

Nenhum comentário: