domingo, 12 de dezembro de 2010

Eixo VIII / Estágio curricular







SÍNTESE DO PROJETO DE ESTÁGIO
Meu estágio foi realizado com uma turma de quinto ano do ensino fundamental de nove anos, na qual sou a professora titular. Para desenvolver meu estágio trabalhei com Projetos de Aprendizagem e recursos tecnológicos como o uso de Blogs, emails, chats, filmes, internet, entre outros...Quando iniciei o estágio, os alunos já estavam motivados e interessados pela proposta dos Projetos de Aprendizagens, foi muito especial, pois isso me motivou também. O trabalho com o PA possibilitou que os alunos fossem protagonistas da sua aprendizagem, reconhecendo o seu contexto e, portanto, tendo a consciência que podem transformá-lo. A troca de experiências e vivências enriquece todo o processo de aprendizagem. Os alunos ao trabalharem por afinidades são motivados a criar, uma vez que há uma sintonia entre o conteúdo e o grupo e trabalhando com assuntos de sua realidade desperta o interesse do aluno e promove um resgate de sua auto-estima. A interação entre os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem é fundamental para que o trabalho se concretize, pois o PA desenvolve noções de respeito, aceitação as diferenças, flexibilidade nas ações.
A minha prática pedagógica foi com bases nos pressuposto de Paulo Freire, propondo um trabalho que leve em conta a construção do conhecimento por meio da troca de saberes e informações, onde cada aluno seja protagonista de sua aprendizagem e ao mesmo tempo interessado por resolver os questionamentos cooperativamente, respeitando a diversidade de idéias e o tempo de cada um.
Paulo Freire nos mostra o exercício do diálogo para a construção do conheci-mento. Nessa concepção, as atividades devem ser baseadas no contexto social, na vida, nos saberes e interesses dos alunos.
O trabalho com os Projetos de Aprendizagem proporciona debates, pesquisas, leitura e escritas de novos textos relacionados a várias áreas do conhecimento e atividades vivenciadas pelos alunos. A partir da análise da realidade serão levan-tados os temas, problematizados, interpretados e contextualizados, ampliando a visão de mundo dos alunos envolvidos nesse processo de aprendizagem e opor-tunizando uma participação mais ativa e autônoma.
Nosso foco nas aulas foi à apropriação de diferentes tipos de mídias e recursos tecnológicos como o uso de Blogs, emails, filmes, internet, entre outros, para interagirmos no espaço virtual, registrando nossas aprendizagens, nos apropriando do contexto social e histórico que nos constitui.

Nenhum comentário: