domingo, 12 de dezembro de 2010

Ainda sobre o estágio
















DESCRIÇÃO COMENTADA DAS AULAS





Ao longo do meu estágio, contemplei as aulas com atividades que requerem o uso de mídias, oriundas das diferentes fontes, como notícias de televisão, documentários, rádio e o jornal.
Acredito no poder da informação como forma de ampliar o conhecimento do aluno.
Aprendi na prática, durante essas semanas que aliando nosso trabalho com a mídia permitem desafios e instigam os alunos a irem além. Fazendo-os buscarem soluções que superem sempre as já conhecidas, trazendo contribuições significativas.
Construímos o conhecimento a partir de nossas descobertas, quando entramos em contato com o mundo e com os objetos. Por isso, ressalto o que já sabia: o trabalho de educar não é transmitir conteúdos, mas a favorecer a atividade mental do aluno. Foi isso que fiz ao longo do meu estágio, pois proporcionei atividades que desenvolvessem o raciocínio lógico, a autonomia e criticidade.
Todas as aulas foram de suma importância para desenvolver meu estágio, mas a que considero o marco inicial, ou seja, a aula que desencadeou as outras foi a que eles definiram as questões iniciais e os grupos. Os objetivos dessa aula eram revisar as questões que os alunos demonstraram interesse, definir os grupos e a questão de investigação. Primeiramente, relemos as questões que eles haviam escrito, comentamos sobre elas. Entreguei folhas em branco aos alunos e pedi que anotassem uma questão, a que mais lhe instiga. Depois, o grupo devia chegar a um consenso sobre apenas uma questão. Os grupos também deveriam elaborar um envelope onde deveriam constar todas as questões, mesmo as que não seriam utilizadas neste primeiro momento. A questão definida pelo grupo deveria estar escrita na parte da frente do envelope, juntamente com um nome que seria dado para o grupo e o nome dos integrantes. Isso faz parte de um acervo de perguntas que ficará como uma reserva para outros PA’s e também para fins de avaliação. Depois dessas definições, os alunos criaram cartazes para irem fixando suas descobertas.

Nenhum comentário: