O meu Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma experiência de trabalho através da metodologia por projetos de aprendizagens que após o seu desenvolvimento, transformou os alunos em indivíduos mais autônomos, críticos e atuantes na educação. Os alunos protagonistas das aprendizagens são do 5º Ano, do Ensino Fundamental de nove anos, de uma escola da periferia do Município de Novo Hamburgo. Ao falar em autonomia na educação reporto-me aos conceitos de autonomia descritos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), sobre os exemplos de autonomia vivenciados na Escola das Aves em Portugal, popularmente conhecida como a Escola da Ponte, na qual a autonomia está presente em tudo, tendo inclusive, um Contrato de Autonomia assinado pelos pais, alunos e professores e descobri que o Projeto Político Pedagógico (PPP) de minha escola não cita nenhum conceito de autonomia. Para desenvolver a pesquisa, trabalhei com os Projetos de Aprendizagem através de uma metodologia construtivista, que visa promover o aprendizado baseado em indagações, permitindo que os alunos, através de questões norteadoras, construíssem a busca pela aprendizagem. Essa metodologia se difere das demais, pois o assunto a ser estudado é decidido pelos próprios alunos através de perguntas. Para a escolha do tema leva-se em consideração o interesse e a curiosidade. Os alunos se unem por grupos de acordo com afinidades e interesse de assuntos. O aluno é o centro da aprendizagem e o professor um mediador, um desafiador e problematizador. O trabalho com os projetos fomentou debates pesquisas, leituras e escritas de novos textos, ampliando a visão de mundo dos alunos envolvidos no processo. Os recursos tecnológicos também são abordados nessa pesquisa por estarem diretamente envolvidos no processo de promover autonomia. Nosso foco nas aulas foi à apropriação de diversos tipos de recursos tecnológicos e de mídias, como o uso de blog, emails, filmes, internet, entre outros, para interagirmos no espaço virtual. Dentro desse contexto, destaco exemplos de autonomia que ocorreram após o desenvolvimento dos Projetos de Aprendizagem sob cinco aspectos: Fora dos muros da escola; Na construção política; Socializando aprendizagens e Transformando a educação. Fora dos muros da escola fala especificamente do desenvolvimento da autonomia através das ferramentas tecnológicas e seu uso para a vida. Na construção política, os alunos passaram a ter uma postura mais crítica e começaram a conhecer e refletir sobre os seus direitos. A democracia da Grécia Antiga estabeleceu três direitos fundamentais que definiam o cidadão: igualdade, liberdade e participação, era exatamente isso que eles queriam. Em Socializando aprendizagens, retrata a contribuição que os alunos traziam para as aulas e de como a aprendizagem é constituída através da interação social, aos valores e aspirações coletivas e também à dimensão política da educação. No sub capítulo Transformando a educação, discorro sobre a contribuição dos alunos na construção de uma escola cidadã, onde o objetivo principal era construir um plano estratégico de educação que foram debatidos os seguintes eixos: 1) Conhecimento e currículo-tempos e espaços na escola; 2) Avaliação; 3) Gestão Democrática; 4) Princípios de Convivência; 5) Inclusão, Diversidade e Igualdade; 6) Educação Ambiental e Sustentabilidade. Através dos debates e discussões, os alunos criaram princípios e diretrizes, Os alunos demonstraram muita autonomia na discussão desses eixos. Através do posicionamento dos alunos frente às questões que estavam sendo discutidas, houve uma ampliação da aprendizagem que se tornou capaz de transformar a realidade.
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
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