Os assuntos desenvolvidos nos Projetos de Aprendizagem possibilitaram a interação com outros temas, gerando novas indagações e descobertas. Permitiram uma autonomia e criticidade, porque possibilitou problematizar a bagagem cultural e letramento que os alunos já trazem.
Através do posicionamento dos alunos frente às questões que estavam sendo discutidas, houve uma ampliação do conhecimento, para outro mais sistematizado, que se tornou capaz de transformar a realidade.
A minha função de professora foi de ser coordenadora dos debates, fomentando discussões, oportunizando o diálogo a cerca do posicionamento dos alunos. Com isso, os alunos se sentiram desafiados para aprender coisas novas.
O educador problematizador é aquele que, consciente da sua prática docente, reforça a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão e ensina que como sujeitos da História e não objeto dela podemos intervir no mundo. Nessa relação, temos a consciência que somos seres inacabados e, portanto vivemos em constante busca, pois “o inacabamento do ser ou a sua inconclusão é própria da experiência vital” (Freire, 1998, p.55).
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
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