ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UM TRABALHO PEDAGÓGICO DIFERENCIADO
Questão investigativa
Pergunta ampla e objetiva.
A questão de investigação deve ser autêntica para o grupo, deve emergir de curiosidades próprias dos alunos e de seu contexto.
Devemos desenvolver nos alunos o hábito de perguntar, questionar, buscar informações a cerca do que queremos descobrir, formando com isso cidadãos questionadores.
Devemos ter uma questão de investigação que desafie a pesquisa.
Certezas provisórias
São nosso ponto de partida, a partir de uma primeira análise das certezas provisórias poderemos traçar os caminhos que precisaremos seguir para buscar o que queremos saber.
Se acostumar a registrar o que já sabemos sobre o que se quer investigar, traçando caminhos, análise dos conhecimentos prévios.
Momento muito importante para estruturar os conhecimentos adquiridos em vivências anteriores e traçar paralelos para formularem novas idéias.
Dúvidas temporárias
O esclarecimento de dúvidas e a articulação dos saberes oportunizam aos envolvidos no PA a construção das aprendizagens através dos conceitos evidenciados.
Ter consciência do que queremos buscar, o que falta saber.
As dúvidas devem partir das certezas, assim oportunizarão um aprofundamento do conhecimento e não apenas responder perguntas como se fosse um questionário.
Plano de ação
Para que as ações ocorram necessitamos de planejamento. É nesse momento que organizamos o tempo, prevendo espaços de reflexão e avaliação que nos nortearão para melhorar o P A. Consolidando assim novas aprendizagens.
Aprender a planejar estratégias e os instrumentos utilizados para coletarem as informações: pesquisas na internet, livros, jornais, revistas, enquetes na comunidade, vídeos, abertura de fóruns e salas de bate papo com alunos de outras escolas e demais recursos.
Durante o processo, este plano pode ser revisado para refletir as modificações originadas pelas descobertas do grupo.
Mapa conceitual
Apóia a organização do conhecimento sobre a questão de investigação, evidenciando os conceitos e suas relações, dando suporte à elaboração de uma resposta.
Fazer o registro de todo o processo de aprendizagem de maneira organizada e ampla de tal forma que qualquer pessoa possa compreender a rede de significações construída.
Os mapas conceituais são o registro de todo o processo do PA. Dão uma visão geral das aprendizagens realizadas que nortearão a elaboração das respostas.
Fórum de debates
Cada grupo pode combinar o que for melhor para o seu trabalho sem deixar de levar em consideração que é preciso facilitar também a mediação do processo.
Os espaços de interação são muito importantes, pois dão visibilidade não só ao trabalho que está sendo realizado como também ao processo em que todos estão envolvidos.
A interação entre os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem é fundamental para que o trabalho se concretize, pois o P A desenvolve noções de respeito, aceitação as diferenças, flexibilidade nas ações...
Um comentário:
Oi Madebe!!
Nessa postagem, poderias ter integrado um pouco mais a reflexão sobre os elementos do PA e a tua caminhada no curso...
Abração!!
Postar um comentário