domingo, 24 de outubro de 2010

Revivendo o Eixo VI

Neste semestre fez com que compreendêssemos que é necessário reconhecer que existem formas diversas de estarmos no mundo, que exigem novos posicionamentos em relação à diferença e, que aprender a conviver com a diferença é contribuir também na formação da vida do sujeito. Por isso cabe a nós professores, irmos além da transmissão de conhecimentos e fazermos da nossa sala de aula um ambiente desafiador, baseado na cooperação, na solidariedade e no respeito às diferenças.
Neste semestre também, realizei uma atividade em que deveria visitar alguns blogs, comparar com o meu e fazer uma síntese reflexiva. Após realizar as visitas nos blogs, refletir sobre algumas questões e comparar com o meu, constatei que meu Blog estava defasado, pois não tinha noção real do que era um portfólio. Relatava algumas aprendizagens, mas não todas. Não reformulava as atividades mesmo com intervenção dos professores. Algumas postagens estavam sem argumentos e sem relação da teoria com a prática.
Essa reflexão foi de extrema importância, pois eu melhorei minhas reflexões no Blog e aproveitei melhor esse espaço com postagens mais condizentes com a minha aprendizagem.
Conclui também que o Portfólio de Aprendizagens é um instrumento pedagógico que permite uma avaliação do processo de aprendizagem. Nele estão contidos os registros e reflexões acerca da aprendizagem alcançada. Através dele socializamos aprendizagens, expomos nossas dúvidas, dificuldades e superações.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Madebe!!

Legal essa retomada, pois destacas uma aprendizagem importante sobre o uso do portfólio e o quanto ele pode contribuir para a construção dos nossos conhecimentos.

Abração!