Neste eixo o enfoque foi a ESCOLA. Analisamos as seguintes questões:
• A escola como instituição pública, sua organização e gestão;
• A escola do ponto de vista de um espaço de convívio, conflitos típicos da idade adulta e desafios na relação professor-aluno;
• A escola como espaço de aprendizagens, descobertas e inovações do aluno e do professor.
Nesta abordagem, da gestão democrática, pude ampliar meu foco de visão, e saber que para ocorrer uma gestão democrática é preciso o comprometimento de todos os envolvidos nesse processo: família, escola e sociedade.
Nesse contexto, a presença da família se torna fundamental na escola. Mesmo que pequena ainda, é preciso resgatar essa participação, mostrando que as idéias e decisões em conjunto são importantes, confirmando que é necessária à participação deles.
Na escola, o PPP e o Regimento escolar são dois grandes aliados nesse processo de democratização, pois é a identidade da escola e devem ser elaborados por toda comunidade escolar, para que seus objetivos sejam concretizados.
É um grande desafio, construir uma cultura participativa e democrática, é o caminho para a prática da cidadania. Para que tudo transcorra de forma democrática, faz se necessário uma transparência de ações, prestações de contas e avaliações, fortalecendo as conquistas, promovendo as mudanças.
Através da Interdisciplina Psicologia da Vida Adulta, nos apropriamos de características próprias de cada fase da vida, com isso, nos conhecemos e conhecemos melhor o nosso aluno, que pode ser um adulto (EJA). Os jovens e adultos em suas relações com o professor apresentam características próprias da faixa etária que influenciam no processo de ensino-aprendizagem. A educação ocorre através da convivência, das trocas com o meio em que estão inseridos, é um processo de dentro para fora.
• A escola como instituição pública, sua organização e gestão;
• A escola do ponto de vista de um espaço de convívio, conflitos típicos da idade adulta e desafios na relação professor-aluno;
• A escola como espaço de aprendizagens, descobertas e inovações do aluno e do professor.
Nesta abordagem, da gestão democrática, pude ampliar meu foco de visão, e saber que para ocorrer uma gestão democrática é preciso o comprometimento de todos os envolvidos nesse processo: família, escola e sociedade.
Nesse contexto, a presença da família se torna fundamental na escola. Mesmo que pequena ainda, é preciso resgatar essa participação, mostrando que as idéias e decisões em conjunto são importantes, confirmando que é necessária à participação deles.
Na escola, o PPP e o Regimento escolar são dois grandes aliados nesse processo de democratização, pois é a identidade da escola e devem ser elaborados por toda comunidade escolar, para que seus objetivos sejam concretizados.
É um grande desafio, construir uma cultura participativa e democrática, é o caminho para a prática da cidadania. Para que tudo transcorra de forma democrática, faz se necessário uma transparência de ações, prestações de contas e avaliações, fortalecendo as conquistas, promovendo as mudanças.
Através da Interdisciplina Psicologia da Vida Adulta, nos apropriamos de características próprias de cada fase da vida, com isso, nos conhecemos e conhecemos melhor o nosso aluno, que pode ser um adulto (EJA). Os jovens e adultos em suas relações com o professor apresentam características próprias da faixa etária que influenciam no processo de ensino-aprendizagem. A educação ocorre através da convivência, das trocas com o meio em que estão inseridos, é um processo de dentro para fora.
Um comentário:
Oi Madebe!! Retomas pontos importantes das interdisciplinas. Uma provocação: ao final da postagem, comentas que "A educação ocorre através da convivência, das trocas com o meio em que estão inseridos, é um processo de dentro para fora". Será que é de dentro para fora ou um processo de interação? Abração!!
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