Neste terceiro eixo todas as interdisciplinas foram extremamente importantes, visto que todas contribuíram para melhorar a minha prática, o que teve influência com meus alunos. Destaco, entretanto, a integração entre elas. Neste eixo a ligação estava ainda mais explícita.
INTEGRAÇÃO DE TODAS AS INTERDISCIPLINAS, ATRAVÉS DA POESIA (LITERATURA):
Tudo que transcende a esfera do juízo lógico e deliberativo é lúdico. Há basicamente três tipos de poemas: Lírico - ritmo, musicalidade, brevidade e intensidade. “Eu lírico” sou voz central. Ligado à música em sua raiz. Drama - baseado em diálogos, monólogos e conflitos interiores e sociais. Ligado ao teatro. Épico – o narrador apresenta personagens envolvidos em situações de uma história, uma batalha, um evento.A experiência lingüística começa com o nascimento, quando os primeiros sons e acordes são ouvidos. O som, primariamente, extrapola o significado nas parlendas, canções de ninar, poemas. Em seu cotidiano, a criança vive a poesia através das brincadeiras, da invenção de rimas, dos trava-línguas, música, etc. É na atividade criativa com a língua que a criança constrói formas originais de ver o mundo.
INTEGRAÇÃO DAS INTERDISCIPLINAS COM O TEATRO:
O TEATRO interliga todas as interdisciplinas por ser uma arte completa que se utiliza dos recursos da dança (marcação, coreografia, expressão corporal...), artes plásticas (cenário, adereços de cena...), música (sonoplastia...) e a ludicidade (jogo teatral...).
INTEGRAÇÃO DAS INTERDISCIPLINAS ATRAVÉS DO SEMINÁRIO INTEGRADOR:
O seminário como o nome já diz, é o grande elo do PEAD, ele é o nosso porto seguro que nos acalma e estimula para que sigamos sempre em frente. Ele nos dá embasamento para refletir sobre nossas aprendizagens acerca de todas as interdisciplinas.
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Madebe!! Boa retomada dos conteúdos e do quanto é possível pensarmos sua articulação. Abração!
Postar um comentário