No segundo semestre paramos para refletir sobre nossas descobertas através de um inventário de aprendizagens, estávamos também conceituando Currículo e PPP. Como já “dominávamos” as ferramentas tecnológicas, o curso estava ganhando forma com as interdisciplinas daquele semestre. O Inventário nos fez refletir acerca de todas as aprendizagens adquiridas no curso e também sobre as nossas transformações no âmbito pessoal, profissional e como estudante, entre outros. Foi importante essa parada, pois nos transmitiu segurança e nos norteou. O relato da experiência de Servo, foi de extrema importância naquele semestre, tratava de assuntos bem pertinentes ao meu contexto escolar e falava de coisas que sempre acreditei. Foi à comprovação de que estava no caminho certo naquele momento. Dizia que não é possível ensinar, transmitir nosso saber, sem relevar o entorno da criança. Se ela está com fome, se ela tem luz em casa, se ela é rejeitada pelos pais, se ela participa dos problemas financeiros dos pais, se ela é expectadora de brigas e discussões, enfim. Como ignorar esses fatores, se eles refletem diretamente na sala de aula?
Isso é muito atual, pois eu não sei trabalhar de outra maneira e acredito que o respeito que tenho em sala de aula está diretamente relacionado a isso. Terminava o meu relatório com os seguintes dizeres:
“Os nossos fantasmas também nos assombram e devemos ser fortes e perseverantes para não permitir que eles influenciem no processo de aprendizagem da criança, pois de certa forma, no nosso íntimo, somos sabedores das dificuldades enfrentadas pelos guerreiros, digo, professores no nosso país. Não vou adentrar em questões políticas, mas sim ressaltar a paixão, a sensibilidade, e o desejo de mudança que existe dentro de cada um de nós.”
Tudo haver também com o momento político.
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Madebe! Legal essa retomada para nos fazer pensar o quanto podemos atualizar conhecimentos construidos anteriormente. Abração!!
Postar um comentário