sexta-feira, 22 de maio de 2009

Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos do professor Fernando Becker





Tendo como base o texto do Professor Fernando Becker, que relatou o estudo de três modelos pedagógicos, sustentados, cada um com sua epistemologia:
a) Pedagogia diretiva e seu pressuposto epistemológico;
b) Pedagogia não-diretiva e seu pressuposto epistemológico;
c) Pedagogia relacional e seu pressuposto epistemológico.

Fazendo uma análise e comparando o que foi lido com questões originais sobre o que é conhecimento, como ocorre aprendizagem e como deve ser o ensino da escola, identifiquei que o modelo que mais se assemelha com meu trabalho é o da Pedagogia Relacional.
O aluno só construirá algum conhecimento novo, se ele agir e problematizar a sua ação, através de vivências e experiências. Há uma troca mútua de saberes entre professores e alunos. O professor não é o dono da verdade, ele não ensina, mas sim ajuda o aluno a aprender, agindo como mediador da aprendizagem. Trazendo situações da realidade do aluno, para que aja aprendizagem. A aprendizagem é construção, vivência e tomada de consciência da coordenação das ações entre professores e alunos. O aluno deve ser preparado para agir como um ser crítico, que defende suas opiniões, argumentos e interage com seu meio.
Becker afirma que "o professor acredita que seu aluno é capaz de aprender sempre”. O professor, além de ensinar, precisa aprender o que seu aluno já construiu até o momento.
A formação docente precisa incluir a crítica epistemológica.
Segundo o autor, "uma proposta pedagógica, dimensionada pelo tamanho do futuro que vislumbramos, deve ser construída sobre o poder constitutivo e criador da ação humana.”
Poder-se-á, assim, enfrentar o desafio de partir da experiência do educando, recuperando o sentido do processo pedagógico, isto é, recuperando e (re) constituindo o próprio sentido do mundo do educando... e do educador.”


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


BECKER, Fernando. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos. In: Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: ARTMED, 2001.

Um comentário:

Melissa disse...

Olá Madebe :-)
Consegues trazer uma evidência (exemplo de sua prática pedagógica) que demostre sua identificação com o modelo da Pedagogia Relacional?
Aguardo retorno
Beijos
Melissa