sábado, 23 de maio de 2009

O Clube do Imperador


Análise do filme o Clube do Imperador


Ficha Técnica

Título Original: The Emperor's Club
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 109 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2002
Site Oficial: www.theemperorsclub.com
Estúdio: Beacon Communications LLC / Fine Line Features / Horsepower Films / Liveplanet / Longfellow Pictures / Sidney Kimmel Entertainment
Distribuição: Universal Pictures / UIP
Direção: Michael Hoffman
Roteiro: Neil Tolkin, baseado em curta-metragem de Ethan Canin
Produção: Marc Abraham e Andy Karsch
Música: James Newton Howard
Fotografia: Lajos Koltai
Desenho de Produção: Patrizia von Brandenstein
Direção de Arte: Dennis Bradford
Figurino: Cynthia Flynt
Edição: Harvey Rosenstock




Elenco


Kevin Kline (William Hundert)
Emile Hirsch (Sedgewick Bell)
Embeth Davidtz (Elizabeth)
Rob Morrow (James Ellerby)
Edward Herrmann (Woodbridge)
Harris Yulin (Senador Bell)
Paul Dano (Martin Blythe)
Rishi Mehta (Deepak Mehta)
Jesse Eisenberg (Louis Massoudi)
Gabriel Millman (Robert Brewster)
Chris Morales (Eugene Field)
Luca Bigini (Copeland Gray)
Michael Coppola (Russell Hall)
Joel Gretsch (Sedgewick Bell - mais velho)
Steven Culp (Martin Blythe - mais velho)
Rahul Kahanna (Deepak Mehta - mais velho)
Patrick Dempsey (Louis Massoudi - mais velho)
Anthony Vincent Bova (Robert Brewster - mais velho)
Mark Nichols (Copeland Gray - mais velho)
George F. Miller (Eugene Field - mais velho)
Jimmy Walsh (Robert Bell)
Elizabeth Hobgood (Victoria Bell)




Sinopse


William Hundert (Kevin Kline) é um professor da St. Benedict's, uma escola preparatória para rapazes muito exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá Hundert dá lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert está apaixonado por falar para os seus alunos que "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta. Repentinamente algo perturba esta rotina com a chegada de Sedgewick Bell (Emile Hirsch), o filho de um influente senador. Sedgewick entra em choque com as posições de Hundert, que questiona a importância daquilo que é ensinado. Mas, apesar desta rebeldia, Hundert considera Sedgewick bem inteligente e acha que pode colocá-lo no caminho certo, chegando mesmo a colocá-lo na final do Senhor Julio Cesar, um concurso sobre Roma Antiga. Mas Sedgewick trai esta confiança arrumando um jeito de trapacear.



1) Descreva uma cena do filme onde o professor está diante de um conflito moral? A cena do filme onde o professor William Hundert está diante de um conflito moral é quando modifica a nota da prova de Sedgewick Bell e o classifica para as finais do concurso Sr. Julio Cesar, prejudicando o aluno Martin Blythe. O professor foi contra seus princípios de honestidade e lealdade ,desviando-se de seu bom caráter.
Essa atitude não condiz com a honestidade e firmeza de caráter que “pregava”.


2) Descreva o conflito moral e a solução que o professor escolhe.O conflito moral foi o professor decidir modificar a nota do aluno Sedgewick Bell, mesmo sabendo que prejudicaria o aluno Martin Blythe, uma vez que ele havia se classificado. Pois o professor acreditava que ao dar a chance para Sedgewick Bell, poderia valorizar seu potencial para os estudos, achava que com esse gesto estaria resgatando Sedgewick, mas enganou-se ao perceber na final do concurso que o aluno trapaceava “colando”. Com seu erro vê que não havia ensinado nada a ele, William Hundert não aceita a “cola” e lança uma pergunta que não se encontrava nos livros de estudo, provando que Sedgewick continuava com os mesmos princípios que havia entrado na sua sala.
William não consegue com aquele gesto o resgate do aluno, e percebe que havia errado em desclassificar o aluno que realmente deveria estar na final. Mesmo assim ele escolhe se omitir diante do seu erro, mas tenta repará-lo de alguma forma.

3) Identifique os princípios morais envolvidos nesta decisão.Os princípios morais envolvidos nesta decisão foram: falta de ética, omissão, mentira, trapaça, orgulho, ambição e egoísmo.


4) Avalie a decisão do professor: foi uma decisão moralmente correta ou não, por quê?
A decisão do professor não foi moralmente correta,pois apostou suas fichas num resgate de um aluno que não valorizava os princípios ético-morais, porém esqueceu-se que o professor se torna o espelho do aluno. Ele agiu contra ética querendo colher ética? Todos nós cometemos erros, porém sempre há chance de repará-los. Devemos passar por cima de nosso orgulho. Ainda mais se prejudicamos pessoas que não merecem isso. Anos mais tarde, ele comprovou seu erro ao reencontrar seus ex-alunos como adultos e perceber que Sedgewick Bell não havia mudado, pois, continuava a desejar a vitória a qualquer custo mesmo que para isso, precisasse continuar trapaceando. Essa reflexão nos leva a avaliarmos nossa prática e sobretudo o que estamos levando em conta nas avaliações que fizemos dos alunos, nossas escolhas tem influência com o futuro de nossos alunos.








Fonte de Pesquisa:

Site: www.adorocinema.com

Um comentário:

Melissa disse...

Olá Madebe :-)
Bom te-la de volta ;-)
Nesta postagem senti falta de te encontrar, estou lendo a própria atividade de Filosofia....falta a tua síntese, a tua reflexão. Não trouxe uma reflexão sobre essa atividade, o que implicou para ti assistir ao filme, qual diferença percebes, o que te acrescentou...entendes?
...o que importa no blog é "te expressar" ...ser tu mesma...mostrar tua reflexão...fazer uma parada para pensar.
Quero então te propor um desafio....pega essa mesma postagem e coloca outra agora somente com a reflexão, tenta construir ela pensando no que foi para ti que a atividade implicou (o bom e o não tão bom, o que percebestes de potencial e de limitação e de que forma imaginas que isso pode contribuir com tua sala de aula e senão contribui...argumenta porque.)

que achas? vamos tentar?
Abraços
Melissa