sexta-feira, 22 de maio de 2009

Os estágios do desenvolvimento humano



Segundo Piaget, a espécie humana é caracterizada por 4 períodos no decorrer do seu processo evolutivo que são identificados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento. São eles:

SENSÓRIO MOTOR:
Ocorre em torno do 0 aos 2 anos, neste estádio o desenvolvimento vai da atividade reflexa à representação e solução de problemas.Surgem os sentimentos de gostar e não gostar, e a fase do egocentrismo, ou seja a afetividade é investida no eu.

PRÉ-OPERACIONAL:Ocorre em torno dos 2 aos 7 anos. É marcado pelo desenvolvimento da linguagem. Pensamento e linguagem são egocêntricos, tem início a socialização.
Neste estágio o desenvolvimento caminha da representação sócio-motora ao pensamento pré-lógico e a solução de problemas.


OPERAÇÕES CONCRETAS:
Ocorre dos 7 aos 11 anos. O desenvolvimento vai do pensamento pré-lógico a solução dos problemas concretos. Aparecimento da vontade, início da autonomia, a intencionalidade é construída. O pensamento adquiri reversibilidade. Pode solucionar problemas de conservação, as operações lógicas são aplicadas na solução de problemas concretos.

OPERAÇÕES FORMAIS:
Ocorre dos 11 aos 15 anos. Neste período a criança, ou o adolescente pode resolver todo tipo de problema logicamente. Surge a emergência dos sentimentos idealistas e a formação da personalidade. Solucionam os problemas verbais e hipotéticos, faz uso de estruturas cognitivas adultas, é o início da adaptação à vida adulta.

Cada um desses periodos é composto por formas diferentes de estruturação mental que permitem as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. Todos os indivíduos vivenciam essas 4 fases na mesma seqüência, porém o início e o término de cada uma delas pode sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido.








REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
WADSWORTH, Barry J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget, 5ª edição, Pioneira

Um comentário:

Melissa disse...

Replico aqui o comentário feito para a postagem O clube do Imperador.
Aguardo complementação desta postagem, ok?!
Abraços
Melissa