sábado, 20 de dezembro de 2008

Transformar para aprender



Como vimos na interdisciplina, muitas vezes a idade cronológica não identifica a fase de vida em que se encontra o indivíduo. Sabemos que não podemos determinar com segurança quem é o adulto, ou, quando o indivíduo pode ser considerado um adulto.
De acordo com Piaget, a ordem dos estágios do desenvolvimento intelectual é regular, porém, a velocidade pode variar de um indivíduo para o outro. Por isso também se fala, que cada um tem o seu ritmo e que o aprendizado acontece de acordo não só com a maturação, mas também com o meio em que está inserido e conforme experiências adquiridas.
Conhecendo as características do pensamento operatório e permitindo que as relações entre professor e aluno aconteçam em sala de aula, a educação será um processo em que o indivíduo se constituirá a partir de suas permanentes transformações internas e nas trocas com o seu meio.
De acordo com Maturana, qualquer relação social depende de assumirmos as capacidades do outro envolvido nesta relação, por isso, temos que nos colocar sempre no lugar do educando para que possamos ensinar e até aprender com seu próprio processo de aprendizagem. Com certeza, havendo uma síntese permanente entre as condições internas do sujeito e do meio, o processo de aprendizagem será marcado por grandes descobertas e ensinamentos que servirão de base para novas aquisições de conhecimentos.

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