sábado, 20 de dezembro de 2008

Concepções e normas de currículo e avaliação



Currículo
Em nossa escola temos dois currículos em andamento. O currículo do Ensino Fundamental de 8 anos e o de 9 anos.
O currículo de 8 anos é organizado por séries, atendendo turmas da 3ª e 4ª séries. Já o currículo de 9 anos atende alunos do nível 5 até o 5º ano.
Em ambos os currículos a ênfase é na aquisição da leitura e escrita , e aprimoramento da expressão oral.O pensamento lógico matemático também é privilegiado de várias maneiras, as demais disciplinas são abordadas nos projetos de aprendizagem desenvolvidos pelos professores em sala de aula.
Além disso temos os projetos de:
§ Artes no currículo
§ Laboratório de Informática
§ Hora do conto.
§ Educação Física
§ Teatro


Os currículos do ensino fundamental são consolidados mediante elaboração de Planos de Estudo que expressam a Proposta Pedagógica da escola. O processo de escolarização do aluno com necessidade educacional especial tem um currículo funcional para atender às necessidades práticas da vida favorecendo assim o os desenvolvimentos social, cultural e cognitivo.

Avaliação
A aprendizagem do aluno ocorre diária e constantemente. Ela é verificada através de observações, registros (caderno de acompanhamento), Conselho de Classe, auto avaliação e outros.
De acordo com a Proposta Pedagógica da Escola temos em comum alguns critérios de avaliação que são: participação em grupo, respeito pelas opiniões (crianças e professores), o que a criança já traz de conhecimentos, como utilizar os conhecimentos adquiridos no dia-a-dia, no relacionamento aluno – aluno, aluno – professor.
“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. (Paulo Freire, p. 25, 1998).
A avaliação deixa de ser um momento terminal do processo educativo para se transformar na busca incessante de compreensão das diferentes dificuldades do educando, num movimento constante de novas buscas de conhecimento. Por isso, novos alunos com necessidades educativas especiais, inclusos no ensino regular, serão avaliados no contexto de sua realidade social e política, e para isto serão usados os seguintes critérios: observar o aluno em sua amplitude: interesse, participação, socialização, compreensão do conteúdo (conhecimento); enfim, todo o envolvimento com a aprendizagem. Compreender as dificuldades diferenciadas é um princípio de desacomodação por parte do educador e são desafios que a avaliação nos lança, e para isto a avaliação na perspectiva de construção de conhecimento parte de duas premissas básicas: confiança na possibilidade dos educandos construírem suas próprias verdades e valorização de suas manifestações e interesses.
O aluno deverá ser avaliado através do seu processo de aprendizagem e como este reage e interage na construção do conhecimento, atendendo e respondendo aos desafios e estímulos feitos pelo professor e aos que o espaço proporciona.
Esta avaliação será fundamentada através das observações diárias, com trocas dialogadas entre professor e aluno, bem como com a execução de tarefas escritas nas mais diversas modalidades.
O resultado de cada avaliação é trimestral, e será realizado através de parecer descritivo juntamente com produções realizadas no decorrer de cada período, sendo que a nota globalizada será da no 2º e 3º trimestres.
O resultado de cada avaliação é trimestral, feito no boletim, sendo que neste consta uma nota e um parecer descritivo.
O Regimento é padrão e comum a todas escolas do município. Por isso, a importância do PPP, pois aproxima a escola e sua realidade, levando em consideração os aspectos sociais e culturais da comunidade na qual está inserida. O nosso PPP procura embasar–se nas concepções teóricas de Piaget e Paulo Freire. Todo ano ele é reformulado, de acordo com a realidade dos alunos, pesquisa e sugestões de funcionários, professores e pais.
Também levamos em conta a “Pesquisa de campo” (visita as famílias), tabulamos os resultados, trocamos informações em reuniões pedagógicas e decidimos o que é ou não relevante. Nesse trabalho, rendeu até mesmo um poema de minha autoria:


Vitoriosos migreiros
Irmãos, aventureiros.
Lutando diariamente
Através de trabalho laborioso.

Incansáveis...
Guardam lembranças
Unindo-se na graça de sua fé
Atiçando a coragem,
alÇam vôos maiores.
c Ultura de riquezas em meio à pobreza.



(Poema Vila Iguaçu - Madebe Schmidt).
(12/08/08)


A história da escola mistura-se com a história da Comunidade da Vila Iguaçu.
Migrantes vindos do interior em busca de trabalho estabeleciam sua moradia em áreas verde desta cidade. A notícia da possibilidade de trabalho percorria as localidades mais distantes, muitas famílias abandonavam, então, o campo. O aglomerado de casas cresceu rápido nesta vila, construções surgiram de um dia para o outro. Moradores antigos nos contam que antes era só mata, que todos se conheciam e que um cuidava e ajudava o outro. A expansão atropelou todo este sentimento. O espaço começou a ficar muito pequeno, a população proliferava. Crianças havia por toda parte. Nesta vila só um lugar não foi ocupado, pois nele havia um campo de futebol, único lugar de lazer.
Neste espaço, foi construída a escola, por iniciativa de um Vereador, e do Secretário de Educação da cidade na época.
Houve conflito, pois se as crianças precisavam de escola, adolescentes e adultos queriam ter seu espaço para o futebol e lazer. Bem longe ficou o discurso de negociação e conscientização.
O PPP é a identidade da escola.

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