domingo, 20 de dezembro de 2009
Por que trabalhar com temas geradores?
Ao ler sobre Paulo Freire em “A dialogicidade_ essência da educação como prática da liberdade” ( Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.) e “O mentor da educação para a consciência”, refleti acerca da utilização dos Temas Geradores, abaixo segue minhas conclusões:
Através dos temas geradores, Paulo Freire nos mostra o exercício do diálogo para a construção do conhecimento. Nessa concepção, as atividades devem ser baseadas no contexto social, na vida, nos saberes e interesses dos alunos.
Contudo,esse sistema promove debates, pesquisa, leitura e escritas de novos textos relacionados a outras áreas do conhecimento e atividades vivenciadas pelos alunos. A partir da análise da realidade serão levantados os temas, problematizados, interpretados e contextualizados, ampliando a visão de mundo dos sujeitos envolvidos nesse processo de aprendizagem.
Os temas geradores possibilitam a interação com outros temas, gerando novas indagações e descobertas. O conteúdo curricular tem nos temas geradores o início para sua organização e sistematização.
Os temas geradores permitem uma autonomia e criticidade, porque possibilita problematizar a bagagem cultural e letramento que os alunos já trazem. Através do posicionamento dos alunos frente às questões que estão sendo discutidas há uma ampliação do conhecimento, para outro mais sistematizado, que analisa criticamente e se torna capaz de transformar a realidade. O papel do professor deve ser o de coordenador dos debates, fomentando discussões, oportunizando o diálogo a cerca do posicionamento dos alunos. Com isso, o aluno se sente desafiado para aprender coisas novas.
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