domingo, 28 de setembro de 2008

Análise do Comportamento Humano através do Teatro







Analisando as diversas fases da vida, de acordo com o texto que traz abordagens de Erikson, pude fazer uma comparação com o teatro. No teatro trabalhamos diretamente com isso: O comportamento Humano.
Através das personagens vivenciadas, do estudo da cena, laboratórios (pesquisa de personagens, vivenciando o ambiente e a realidade das personagens), e também do processo de análise corporal, de sentimentos e ações, descobrimos, imitamos e vivenciamos cada uma das fases da vida.
Neste Universo Teatral, precisamos estar atentos em tudo e em todos, pois tudo se reverte em experiência e bagagem cultural para criarmos cada vez mais e passarmos naturalidade e veracidade na composição da personagem. Além dos aspectos físicos, temos também os psicológicos, com isso, podemos brincar de exagerar, fisicamente (perna mais curta, ombros caídos, dentes para frente, nariz grande,etc...) e psicologicamente (deprimido, irônico, feliz, indeciso, melancólico,etc...) dependendo do contexto do Espetáculo.
Nas oficinas de teatro trabalhamos nosso corpo e nossa voz para demonstrar da melhor maneira possível às transformações das diversas personagens em distintas fases de vida. Um exercício que utilizo nas Oficinas que ministro, é um exemplo disso: A pessoa senta numa cadeira, sozinha no centro do palco (ou no centro do espaço cênico), ela se imagina na idade adulta e através de expressões faciais e corporais, ela vai passando da fase adulta para a velhice.Parece ser um exercício simples, porém é bem complexo, pois apesar de expressarmos a face e o corpo, a nossa mente trabalha sem parar e expressa as diversas emoções e atitudes dessas fases. Também, a partir desse exercício faço um efeito contrário, ou seja, o indivíduo permanece na velhice, porém tem sensações de memória do passado e vai aflorando os sentimentos e ações como se voltasse ao passado e retoma todas as fases de sua vida, podendo chegar até mesmo ao primeiro estágio de sua vida. Se o indivíduo não tem alguma fase bem resolvida na sua vida pode entrar em desespero ou trabalhar melhor esse período, depende também da responsabilidade do condutor do exercício, em saber abordar essa questão e direcionar da melhor maneira possível.
Enfim, a análise do comportamento humano é riquíssima e existem diversos
meios de explorá-la, o Teatro é um deles.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Madebe, muito legal a tua postagem e o trabalho realizado por ti com o teatro. Concordo que a expressão corporal proporcionada pelo teatro está em íntima relação com os aspectos psíquicos, tanto é que alguns autores trabalham com aspectos cênicos na clínica, por exemplo, o psicodrama. Abração, Sibicca