domingo, 18 de novembro de 2007

Visita à Bienal

Instalação do venezuelano Jesús-Rafael exposta na Bienal do Mercosul



A 6ª edição da Bienal de Arte do Mercosul, com o tema "A Terceira Margem do Rio", exibiu de 1/9 até 18/11 em Porto Alegre, obras de 67 artistas de 27 países, dispostas em seis mostras nos armazéns do Cais do Porto, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e no Santander Cultural. Tivemos a oportunidade de visitar com nossos colegas do PEAD, tutoras e professora as instalações no Cais do Porto as mostras "Conversas" e "Zona Franca". A mostra "Conversas" é um diálogo entre artistas. Os sul-americanos convidam colegas de outras partes do mundo a participarem da mesma sala exibindo suas obras de arte, conjuntamente. Em "Zona Franca", são apresentados trabalhos da arte contemporânea internacional, selecionados pelos curadores da Bienal: o brasileiro Moacir dos Anjos, a argentina Inês Katzenstein, e o venezuelano Luis Enrique Perez Oramas, além do curador- geral Gabriel Pérez-Barreiro.Nossa visita ocorreu no sábado, dia 10/11, foi muito interessante estar em contato direto com a arte, nos amplia a visão sobre a cultura e nos torna mais amplo em termos de conhecimento, o que facilita o processo de “como ensinar arte para os nossos alunos”, pois aumenta a nossa bagagem cultural.
No dia 16/10, tive a oportunidade de visitar o MARGS, as exposições monográficasdo uruguaio Francisco Matto (1911-1995) e do brasileiro-sueco Öyvind Fahlström (1928 - 1976), artista do movimento pop dos anos 60, mas confesso que aprecio melhor as Instalações (como as visitadas no Cais do Porto), pois tenho a sensação que permite mais a crítica e nos transporta para dentro da obra.
Sem sombra de dúvidas, essas visitas fortaleceram e ampliaram meu conhecimento sobre a arte.

Um comentário:

Portfólio de Aprendizagens disse...

Oi, Madebe!Através da nossa visita à Bienal e de sua descrição dos seus aprendizados reflito que quando participamos do processo de ensino-aprendizagem como sujeitos críticos e co-autores do fazer pedagógico, desenvolve-se uma aprendizagem baseada num saber fazer onde a socialização do conhecimento passa pela pesquisa como elemento indispensável à prática de ensino.Assim por meio da pesquisa como metodologia para o aprendizado professores x turores x alunos constroem um saber articulado à realidade, fazendo a indissociabilidade teoria-prática da construção do conhecimento.Um abraço, Sheila