domingo, 11 de novembro de 2007

DIMENSÕES EXPLORADAS EM POEMAS PARA CRIANÇAS



Os poemas podem brincar com o aspecto sonoro das palavras (rimas, ritmo cadenciado, onomatopéias, repetição de palavras...), uma das características dos poemas de Cecília Meireles é a brincadeira com rimas, no trabalho em sala de aula, poemas como este introduz de forma prazerosa a poesia. As crianças se divertem lendo, ilustrando e até criando seus próprios poemas, motivados pela autora.
Quando nossos alunos já estão produzindo e compreendendo bem o universo da poesia, é interessante trabalhar com poemas que podem utilizar imagens ou formas de dizer não convencionais, para que possam ampliar suas produções. Variar autores e estilos é um ótimo ponto de partida e trabalhar com um autor que escreve com diferentes estilos também é fundamental. O poema abaixo é uma definição de poemas, nos mostra imaginação, sentimentos, comparações do real com o imaginário, enfim, fala de coisas que são diretamente transmitidas aos leitores.
Em algumas situações, os poemas nos trazem surpresas, o inesperado toma conta da imaginação é nos deixa sensíveis e abertos para um debate em torno de preconceitos, misérias humanas e insensatez.

Nenhum comentário: