domingo, 20 de julho de 2008

Matemática para a vida

lembro-me que a cercade dois anos atrás, que por "coinscidência", numa avaliação de matemática, com uma turma de terceira série, fomos surpreendidos com um incêndio num casebre em frente a escola. Os alunos se sensibilizaram e criaram uma campanha para ajudar aquela família que tinha cinco crianças pequenas. Esse fato desencadeou e motivou os alunos para matemática. Trabalhamos intensamente os seguintes conteúdos:
  • Operações matemáticas através dos números de doações;
  • Cálculo de perímetro e´área para saber a quantidade mínima de tijolos para construir uma casa, tendo como base as paredes da sala de aula;
  • Gráficos de doações por turma;
  • Separação das doações por comparação (classificação);
  • Média de doações por dia;
  • Sistema de medida e unidades de grandeza, através do quilograma e litro para os alimentos das doações.

Assim, além de ajudar a família, aprendemos matemática, entre outras coisa. Aprendemos para a vida!

UNIDADE DE MEDIDA


Para determinar o valor numérico de uma grandeza, precisamos dispor de uma outra grandeza para adotar como convenção, para compararmos com a primeira.
Para sabermos a altura da garrafa precisamos definir uma unidade de comprimento a ser adotada, para ser um padrão para outras medidas. Por exemplo: Se a grandeza é o comprimento, a unidade de medida será o metro; se a grandeza for a quantidade de líquido então a unidade de medida será o litro.



GRANDEZA





É o atributo físico de um corpo que pode ser medido, isto é qualitativamente detinguido e quantitativamente determinado. Por exemplo: A quantidade de líquido que a garrafa de refrigerante comporta, 1L ou 2L, é um atributo desse corpo, definido pela grandeza do volume.


SISTEMA DE MEDIDA




As coisas podem ser medidas de várias maneiras e sob vários aspectos.


Vejamos uma garrafa de refrigerantes que compramos no mercado. Podemos medir sua altura, quanto ela pesa, a quantidade de líquido que ela comporta. Cada um desses aspectos implica uma grandeza diferente (massa, comprimento, volume).


Medir é comparar uma grandeza com uma outra de mesma natureza tomada como padrão.


É um conjunto de operações que determina o valor de uma grandeza.

Como meus alunos vêem o mundo? E como eles o representam?




Meus alunos reconhecem e representam seu mundo através das suas vivências, de acordo com o contexto sócio-cultural onde estão inseridos e suas experiências. Os pontos de referência para tal representação, estão no maior mercadinho da vila, na lomba asfaltada, na parada de ônibus, nos becos que têm seus nomes peculiares e principalmente na escola, que é o maior ponto de referência para eles.
Alguns alunos chegam na quarta série sem diferenciar bairro de cidade. Por isso temos a necessidade de trabalhar bem as noções de orientação espacial, espaço e forma, de maneira bem concreta para que a aprendizagem seja significativa e realmente aconteça com nossos alunos. Eles necessitam do concreto para ampliar sua visão de mundo. Passeios, filmes, imagens de qualquer natureza, jornais atuais jogos, mapas, etc. ajudam nesse processo.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Portifólio de Aprendizagem

I. Linguagens e Integração das Aprendizagens


Neste semestre, ao estudar os conceitos de tempo e espaço, percebi que os utilizamos o tempo todo, dentro de todas as disciplinas em sala de aula, bem como em questões simples do nosso cotidiano.
Essas noções estão inseridas no nosso contexto, desde o momento que nascemos, pois a partir do nascimento, marcamos um tempo e ocupamos um espaço. Refletindo sobre tais conceitos, pude ampliar meus conhecimentos a respeito das noções trabalhadas com os alunos. Identifiquei em várias atividades propostas aos alunos esses conceitos, porém antes das interdisciplinas os abordarem, não tinha clareza e embasamento teórico para significá-los no processo de aprendizagem.
Uma das atividades que costumava realizar com meus alunos, a chamada “Linha do Tempo”, foi melhor desenvolvida, pois estava mais norteada pela teoria, com isso, estimulei meus alunos a pesquisa, e o trabalho ficou bastante enriquecido, em matemática criamos gráficos com as idades dos avós, pais e filhos e elaboramos histórias matemáticas; em ciências estudamos as fases da vida humana:infância, adolescência, adulto, idoso e estamos em andamento com o projeto Ciclo da água; em estudos sociais elaboramos o livro com a história de vida de cada um desde o nascimento até a fase atual e desenvolvemos um projeto sobre os índios.
A noção de espaço e tempo foi bastante ampliada, pois sei que fazemos parte de uma história e que as experiências de vida que ocorrem marcam o nosso tempo, tenho consciência de que as representações do mundo que nos cerca são muito significativas para os conhecimentos que vamos construindo com o passar do tempo.


II. Construções e Reconstruções Pessoais.


O que considero mais importante durante esse semestre foi ter a clareza de que estou no caminho certo na busca pelo aprimoramento de minha prática pedagógica, portanto fica difícil destacar apenas uma aprendizagem, sendo que todas as interdisciplinas contribuíram para esse aprimoramento. Através da integração das Interdisciplinas, signifiquei e resignifiquei conceitos e aprendizagens, sobretudo no que diz respeito a Tempo e Espaço, que foi amplamente abordado em Estudos Sociais, trabalhado também na matemática, com a unidade Espaço e Forma e em ciências, dentro da Unidade Ciclos da Natureza, principalmente a atividade sobre o conceito de sombra. Destaco também como aprendizagens significativas, todos os conceitos que envolveram a Interdisciplina de Matemática, pois foi através da vivência ocorreu à aprendizagem, ou seja, com atividades totalmente práticas e de fácil aceitação por parte de nossos alunos, fomos trazendo “novas roupagens” para “velhos conteúdos”.


III. Plano Individual de Estudos (PIE)


Para realizar o Plano Individual de Estudos, destaquei como objetivo o que estava mais latente naquele momento, que era dominar as ferramentas para edição de vídeos, através do programa “Movie Maker” não pensei de forma abrangente e hoje,refletindo, percebi que me aprimorei naquilo que havia especificado, porém acredito que faltou ressaltar novas aprendizagens, outros métodos de pesquisa, creio que está “pobre”, dentro da complexidade de temas que poderiam ser abordados e repensados através dele. Vou complementá-lo sempre, não como uma atividade e sim como um norteador em busca de novos conhecimentos, como fonte inesgotável de pesquisa e progresso intelectual.

Análise do vídeo “Balance”


O vídeo Balance, nos mostra , de forma bem interessante, clara e objetiva, a relação de que para existir equilíbrio, necessitava de uma harmonia na ocupação do espaço. Todas as ações eram pensadas de forma coletiva para que não se alterasse o equilíbrio de seu ambiente. Havia um planejamento de ações para que pudessem viver em harmonia. O meio no qual estavam inseridos, estava protegido, garantindo sua auto-sustentação.
Todos nós somos responsáveis pelo meio em que vivemos, quando pensamos no coletivo, vivemos em harmonia com o todo, porém quando praticamos ações individuais, esquecemos das conseqüências que elas causarão no nosso mundo, pois são ações egoístas, que desequilibra o nosso meio para satisfazer o interesse de poucos. Quando isso ocorre, quase sempre, é por interesse econômico. Isso ocorre desde os primordes da nossa humanidade, com o desenvolvimento e progresso desenfreado, humanidade não se preocupou em cuidar do seu meio ambiente, não criando alternativas bio-sustentáveis.
Assim como no vídeo Balance, o desequilíbrio ambiental é resultante de atividades humanas desordenadas, causa destruição dos ecossistemas naturais, mas também causa problemas ao próprio homem, sendo que ele vive e depende do seu meio ambiente para continuar a sobreviver.
No vídeo, eles precisavam manter o equilíbrio e pensar sempre no todo para se manterem, nós também precisamos desse equilíbrio com a natureza, pois sem água potável, sem ar respirável, sem florestas, sem fauna e flora em equilíbrio, não sobreviveríamos.
Quando, segundo o vídeo, eles decidiram romper com a harmonia e pensaram em ações individuais, eles acabaram se destruindo. Assim como nós estamos fazendo. Precisamos nos unir para tentar salvar nosso planeta, ou o nosso caminho também será a destruição.


Propostas pedagógicas e projetos de aprendizagem


(...) Atualmente, o ensino de Estudos Sociais passa pela questão da socialização, pelo desenvolvimento da formação da identidade cultural, da individualidade dos grupos sociais, envolve a construção da identidade social, a relação com a realidade e suas transformações pela ação do homem na natureza e na sociedade.
Nosso currículo escolar se forma com diferentes aspectos da cultura, trazendo saberes relacionados às vivencias de nossos alunos, buscando prepará-los, desenvolvendo habilidades e competências, despertando criticidade e autonomia em suas ações, oferecendo situações problemas que desenvolvam estas capacidades relacionando como seres sociais pertencentes a um grupo social. Devemos trabalhar em sala de aula com atividades que levem os alunos a terem formação como sujeitos únicos constituintes de um grupo, trabalhando sua própria identidade contextualizando com fatos reais e que façam parte do entendimento de nossos alunos, registrando este trabalho através de fotos, vídeos e documentos escrito nas mais diferentes maneiras.
Trabalhar com o ensino de estudos sociais exige do professor um maior comprometimento com os alunos, pois fala do pessoal de cada um e assim descobrimos muitas coisas a respeito de nossos alunos. Tendo como base estas vivencias e conhecimentos podemos relacionar com questões geográficas, noções de tempo e espaço, políticas religiosas. E com isso queremos que os alunos compreendam o que é vida em sociedade, a ação dos grupos sociais no tempo e no espaço. A aprendizagem é um processo dinâmico, que se dá na medida em que o aluno se sente desafiado, problematizado. Temos o dever de ensinar, fazendo com que a criança se envolva e seja sujeito da própria aprendizagem, que têm nome, que têm uma história, que ocupa um espaço,essa é a verdadeira importância das aulas de estudos sociais,tudo isso integrando as outras disciplinas , fazendo que a aprendizagem, realmente seja significativa para os nossos alunos.

Tópicos para serem trabalhados sobre o Rio Grande do Sul:
















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