I. Linguagens e Integração das Aprendizagens Neste semestre, ao estudar os conceitos de tempo e espaço, percebi que os utilizamos o tempo todo, dentro de todas as disciplinas em sala de aula, bem como em questões simples do nosso cotidiano.
Essas noções estão inseridas no nosso contexto, desde o momento que nascemos, pois a partir do nascimento, marcamos um tempo e ocupamos um espaço. Refletindo sobre tais conceitos, pude ampliar meus conhecimentos a respeito das noções trabalhadas com os alunos. Identifiquei em várias atividades propostas aos alunos esses conceitos, porém antes das interdisciplinas os abordarem, não tinha clareza e embasamento teórico para significá-los no processo de aprendizagem.
Uma das atividades que costumava realizar com meus alunos, a chamada “Linha do Tempo”, foi melhor desenvolvida, pois estava mais norteada pela teoria, com isso, estimulei meus alunos a pesquisa, e o trabalho ficou bastante enriquecido, em matemática criamos gráficos com as idades dos avós, pais e filhos e elaboramos histórias matemáticas; em ciências estudamos as fases da vida humana:infância, adolescência, adulto, idoso e estamos em andamento com o projeto Ciclo da água; em estudos sociais elaboramos o livro com a história de vida de cada um desde o nascimento até a fase atual e desenvolvemos um projeto sobre os índios.
A noção de espaço e tempo foi bastante ampliada, pois sei que fazemos parte de uma história e que as experiências de vida que ocorrem marcam o nosso tempo, tenho consciência de que as representações do mundo que nos cerca são muito significativas para os conhecimentos que vamos construindo com o passar do tempo.
II. Construções e Reconstruções Pessoais.
O que considero mais importante durante esse semestre foi ter a clareza de que estou no caminho certo na busca pelo aprimoramento de minha prática pedagógica, portanto fica difícil destacar apenas uma aprendizagem, sendo que todas as interdisciplinas contribuíram para esse aprimoramento. Através da integração das Interdisciplinas, signifiquei e resignifiquei conceitos e aprendizagens, sobretudo no que diz respeito a Tempo e Espaço, que foi amplamente abordado em Estudos Sociais, trabalhado também na matemática, com a unidade Espaço e Forma e em ciências, dentro da Unidade Ciclos da Natureza, principalmente a atividade sobre o conceito de sombra. Destaco também como aprendizagens significativas, todos os conceitos que envolveram a Interdisciplina de Matemática, pois foi através da vivência ocorreu à aprendizagem, ou seja, com atividades totalmente práticas e de fácil aceitação por parte de nossos alunos, fomos trazendo “novas roupagens” para “velhos conteúdos”.
III. Plano Individual de Estudos (PIE) Para realizar o Plano Individual de Estudos, destaquei como objetivo o que estava mais latente naquele momento, que era dominar as ferramentas para edição de vídeos, através do programa “Movie Maker” não pensei de forma abrangente e hoje,refletindo, percebi que me aprimorei naquilo que havia especificado, porém acredito que faltou ressaltar novas aprendizagens, outros métodos de pesquisa, creio que está “pobre”, dentro da complexidade de temas que poderiam ser abordados e repensados através dele. Vou complementá-lo sempre, não como uma atividade e sim como um norteador em busca de novos conhecimentos, como fonte inesgotável de pesquisa e progresso intelectual.