domingo, 21 de outubro de 2007

Releitura da Obra



Através da atividade de releitura da obra , aprendi que temos a liberdade de criação em torno de algo já existente. Para isso, podemos manter os traços originais e modificar as cores, ou modificar o cenário e manter as personagens, enfim... Cada um tem uma visão sobre uma obra de arte e isso se torna claro com essa atividade. Essa atividade estimula nosso senso crítico, nossa criatividade e aguça a imaginação. Releitura nada mais é do que nossa própria interpretação com toques de criatividade!

Descrição sobre o quadro “As Meninas” de Diego Velázquez

























La Familia de Felipe IV ou "Las Meninas"Óleo sobre lienzo: 3,18 x 2,76 mts.Pintura Espanhola (Século XVII)


Esta obra foi feita por Velásquez durante sua fase chamada "La Familia", onde o artista representava cenas do cotidiano, sendo quase um impressionista. Na cena, a jovem Margarita, da Áustria, encontra-se cercada por sua pequena corte de damas e empregados.


A cena transcorre dentro de uma estância do Alcázar de Madrid, decorada com uma série de quadros. Os personagens se agrupam em um primeiro plano juntamente com a figura principal, a infanta Margarita, que ocupa a parte central do grupo; a seus lados, Isabel Velasco e Agustina Sarmiento - las "meninas" -; junto a esta última os irmãos María Bárbola e Nicolás Pertusato em atitude de jogar com mastín que dormia a seus pés.
Atrás deles, na penumbra, aparecem Marcela de Ulloa e um cavaleiro que não se pode identificar. Na esquerda se encontra a figura de Velázquez com seus instrumentos de trabalho em frente de um grande lenço que ocupa todo o ângulo do quadro.
No fundo da habitação, junto a uma porta aberta, se encontra don José Nieto de Velázquez, aposentador da rainha, que é o centro perspectivo da obra. Preside o muro de fundo um espelho onde aparecem refletidas as figuras dos reis Felipe IV e Mariana da Áustria.
Velázquez realizou esta pintura em 1656.
Se manteve nas dependências do Alcázar de Madri até o incêndio de 1734.
Voltou ao Palácio Novo edificado sobre o solar incendiado.
Veio ao Real Museu de Pintura e Escultura (atual Museo do Prado) no começo do século XIX, com obras procedentes da coleção real.
Os inventários reais lhe haviam dado diferentes denominações: "La Señora Emperatriz con sus damas y una enana" (1666) e "La familia del Señor Rey Phelipe Quarto" (1734).
Já no Museo do Prado, no catálogo redigido por Pedro de Madrazo, em 1834, a obra foi chamada pela primeira vez "Las Meninas" - expressão de origem portuguesa com que se designava as acompanhantes de crianças reais no século XVII.

Diego Velázquez






Diego Velázquez, pintor da corte espanhola do século XVII, foi um dos maiores artistas de todos os tempos. Mesmo vivendo em meio aos fidalgos cortesãos, não deixou de inspirar-se em figuras populares para compor seus magníficos quadros que se tornaram representação viva da sociedade castelhana daquele tempo.

De quem é a música?



Através da reflexão em torno do texto “De quem é a música ?” e as atividades da nossa aula presencial, tive as seguintes conclusões acerca da música:
A Música reúne o encontro da música com a harmonia, exercendo efeitos terapêuticos. É um meio de expressão, de comunicação, de estruturação e de análise da relação. Promove o bem estar físico, emocional, cognitivo e social.
As músicas fazem parte da nossa vida, desde o útero materno , acho que é coisa do subconsciente, mas acredito que toda mãe cantarolou no período de gestação. Através da música, o ser humano poderá alcançar um autoconhecimento que permite dar e receber, ouvir e compor, enfim expressar-se e através da expressão corporal, o indivíduo facilita a expressão de emoções.
A música nos faz:
· Compreender as próprias emoções e do outro;
· Manifestar afetos;
· Aprender a comunicar-se;
· Desenvolver da criatividade;
· Reduzir o stress e a ansiedade;
· Melhorar a auto-estima.