segunda-feira, 24 de maio de 2010

Aprendizagens resignificadas

















Trabalhando com os PA's aprendi muitas coisas e resignifiquei outras.
Os alunos precisam se expressar e demonstrar suas habilidades, pois através delas, desenvolvem e aprimoram novas aprendizagens.
A troca proporciona experiências que são primeiramente sentidas, depois vivenciadas e por fim, aprendidas.
Os alunos que trabalham por afinidades, se sentem motivados para criar pois existe sintonia entre o conteúdo e o grupo.
Trabalhando com assuntos de sua realidade e interesse promove no aluno à vontade de aprender e melhora sua auto-estima.
A interação entre os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem é fundamental para que o trabalho se concretize, pois o P A desenvolve noções de respeito, aceitação as diferenças, flexibilidade nas ações...

Reflexão sobre o uso da mídia na sala de aula


Ao longo do meu estágio, tenho contemplado as aulas com atividades que requerem o uso de mídias, oriundas das diferentes fontes, como notícias de televisão, documentários, rádio e o jornal.
Acredito no poder da informação como forma de ampliar o conhecimento do aluno.
Aprendi na prática, durante essas semanas que aliando nosso trabalho com a mídia permitem desafios e instigam os alunos a irem além. Fazendo-os buscarem soluções que superem sempre as já conhecidas, trazendo contribuições significativas para as aulas.
Construímos o conhecimento a partir de nossas descobertas, quando entramos em contato com o mundo e com os objetos. Por isso, ressalto o que já sabia: o trabalho de educar não é transmitir conteúdos, mas a favorecer a atividade mental do aluno.