terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Arquiteturas Pedagógicas

Quero dividir essa imagem com todos que visitam o Blog, sobretudo as pessoas que fazem meu curso...Ao pesquisar mais sobre Arquiteturas Pedagógicas encontrei essa gravura..que diz muito.

PA em tempos da Web 2.0




Acredito que trabalhamos com PA no enfoque da Web 2.0 através da utilização de diversos recursos tecnológicos como: blogs, pbworks, chats e diferentes redes sociais, enfim...tudo que nos permita a troca e a interação entre os sujeitos. E o sucesso de um Pa depende dessa qualidade na interação e nas aprendizagens obtidas, ou seja, em todo caminho percorrido, principalmente quando promove mudanças significativas no que os alunos sabiam antes de iniciá-lo.
Quando nos remetemos as questões sobre Arquiteturas Pedagógicas é importante ressaltarmos o nosso papel de educadores, pois somos imprescindíveis para que esse processo ocorra. Somos os norteadores dele. As arquiteturas pedagógicas funcionam como mapas, mostram diferentes direções para se realizar algo, entretanto, cabe ao sujeito escolher e determinar os caminhos a percorrer.
As arquiteturas pedagógicas vêm para modificarmos nossa visão de sala de aula, frente às tecnologias que já fazem parte do aluno, mas não fazem parte na vida estudantil desse aluno, na escola.
Penso que se não há interação entre os sujeitos não ocorre aprendizagem. Precisamos nos apropriar cada vez mais das tecnologias porque ela é nossa aliada na aprendizagem.

Refletindo sobre as aprendizagens durante o período de Recuperação


Neste semestre discutimos sobre o uso do Pa como proposta pedagógica que oportuniza autonomia e desenvolvimento das potencialidades de todos os envolvidos no processo de aprendizagem. Relacionando com o texto “Revisitando os projetos de aprendizagens em tempo de web", observei a importância do uso das tecnologias para melhorar nossa prática, resignificando o ensino, não só para os nossos alunos, mas também para nós professores.