domingo, 30 de novembro de 2008

AUTO AVALIAÇÃO DO PROJETO DE APRENDIZAGEM (P. A.)






Ao longo do semestre o P.A nos trouxe a oportunidade de aprendermos tanto na elaboração de um projeto como no tema proposto. Com isso, houve um crescimento significativo da aprendizagem adquirida. Aprendi muito sobre células tronco; já é um assunto no qual posso dissertar pois há um domínio do mesmo. Outras aprendizagens que destaco, vão além do conteúdo ou da elaboração de um projeto; é o uso de novas ferramentas tecnológicas. Neste projeto, a tecnologia foi a nossa maior aliada, seja na elaboração de um mapa, na postagem de imagens ou gifs, até mesmo na elaboração de quadrinhos (que não consegui postar), ou na pesquisa de sites e vídeos na web.
Todas essas aprendizagens foram de enorme valia para meu progresso pessoal. Posso dizer que depois do P.A domino muito mais coisas do que antes. Acredito que o nosso trabalho está bem claro e objetivo, e servirá de fonte de pesquisa para outras pessoas. Nosso trabalho está visivelmente agradável, possui imagens ilustrativas e explicativas, links para vídeos, etc.
Foi um trabalho difícil de realizar, principalmente por se tratar de um assunto atual, no qual ainda se buscam muitas repostas, por isso a responsabilidade de cada um no grupo aumentava. No que me propus a fazer, tive altos e baixos; fiz o primeiro mapa porém não estava correto, fiz a história em quadrinhos sobre a entrevista mas não consegui postá-la, na segunda versão do mapa demorei muito para fazê-lo e minha colega fez no meu lugar. Esses foram os pontos baixos, porém ajudei o grupo na descoberta de informações, na postagem de imagens, fotos e gifs, na descoberta de vídeos sobre o assunto, nas certezas e dúvidas, na pergunta inicial, nos objetivos, etc.
Nosso grupo cresceu ao longo do semestre; das primeiras até as últimas postagens nota-se o avanço do grupo. Com esse crescimento obrigatoriamente tive que avançar junto com o grupo.
Ao longo desse processo, me comuniquei apenas com os integrantes do grupo; não me comuniquei com as professoras pois passava as dúvidas para uma colega que as repassava para a tutora. Esta era a maneira que encontrei para solucionarmos entre nós os “problemas” do grupo e assim pedir auxílio somente quando necessário.
Enfim, mesmo com alguns imprevistos (pontos baixos citados anteriormente) acredito que colaborei com meu grupo e fiz um bom trabalho, juntamente com minhas colegas, e certamente todas nós nos sentimos seguras e confiantes para falarmos sobre o tema células-tronco.